.comment-link {margin-left:.6em;}
Um Sofá no Chiado

Não sei se vos acontece isto que me ocorre. O que me ocorre, venha de onde vier,é isto que me acontece.

Da mesma família

fado falado

duna lounge

Do mesmo sangue

a camara escura

Amigos

a coluna vertebral

quem és tu de novo

do alto da penha

escola de lavores

ficções e fixações

o insubmisso

um bigo meu

virtualmente irreal

Foto-pilhagem

aqui, maioritariamente, excepto o at random do costume

02 janeiro, 2007

A lama e o caos
Dearborn.
Que raio de terra para se comemorar um enforcamento.

Pois ali estavam eles. Militantes da causa shiita mostrando os dentes em solo imperial, no Michigan. Um auto-denominado iman local atraía as câmaras para se alegrar pela carrasqueira. Breaking-oráculos americanos repetiam"The death of a dictator". E eles a celebrar, talvez com hamburgueres de soja, para não cortar a cabeça ao porco.


O triste espectáculo de Dearborn leva-me a duvidar da existência de um rebobinanço possivel para esta tragédia. O retorno às fronteiras, à civilidade, à diplomacia ao menos, tudo isso parece duvidoso. Da lama o caos, do caos a lama.
Hoje o que temos pela frente é a desgraça de um mundo politicamente unipolar e socialmente estilhaçado.


Saddam era já o menor dos problemas. Os reais poderes sunitas sempre tiveram reservas sobre o senhor. Pragmáticos, como em quase todo o mundo só os portugueses não são, deixaram adoptar-se face ao favorecimento económico na ditadura. Dessa panelinha, igual a tantas por aí, nasceria tudo o que estes regimes acabam por parir: crime, tráficos,soberba e uma minoria de perseguidos por exclusão das partes em sorteio. Sadr e companhia vem tudo dessa mistura.

Chapeau : o Iraque só pode ser uma grande nação para sobreviver à guerra civil que está a querer sobrepôr as lógicas de poder regional (Irão vs Arábia Saudita, p.ex) ao quadro do nacionalismo tradicional iraquiano (com a particularidade curda e uns amuos de algum Sul).

Curioso, ultimamamente não tenho ouvido falar muito de petróleo.
Agua pesada, é que é.

(Photos:Gary Malerba/AP/Dez.06/Dearborn + Jim Wilson/NYT/Out.06/Bagdad)


José Pedro Frazão at 04:59